Associação Vale d’Ouro comemora 10.º aniversário



O Teatro Auditório Municipal de Alijó receberá no próximo dia 3 de novembro de 2018, a partir das 21h30, a Gala Comemorativa do X Aniversário da Associação Vale d’Ouro que pretende assinalar uma década de história da instituição e distinguir diversas personalidades e entidades que ao longo dos anos se relacionaram com a associação e contribuíram para o cumprimento da sua missão estatutária.

Esta iniciativa, anunciada desde o início de ano, integra-se nas comemorações dos dez anos desde a fundação da Associação Vale d’Ouro que se assinalam em 2018. Apesar do dia exato da fundação ser a 24 de junho, só agora é que a instituição comemora o seu aniversário. A Gala será composta por momentos de humor e musicais além de pretender contar a história e o percurso da associação desde 2008. Serão também entregues distinções a um conjunto vasto de entidades e personalidades que contactaram com a Associação e foram determinantes na execução da sua missão estatutária.

A Associação Vale d’Ouro é uma instituição que se dedica sobretudo à cultura e tem sede na vila do Pinhão. No seu percurso ao longo dos anos contam-se diversas iniciativas e projetos de cariz regional como a Mostra de Teatro do Douro ou a Academia de Artes Douro e Tâmega. Também o seu Grupo de Teatro mantém atividade ininterrupta desde a fundação. Mais recentemente, o Encontro de Associações do Vale do Douro, que conta já com 4 edições, e o Grande Debate do Douro sobre a linha ferroviária que atravessa a região marcaram a agenda da associação.

Luís Almeida é um dos fundadores e presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro mostrando-se orgulhoso pelo caminho percorrido: “fizemos algumas coisas bonitas em defesa da nossa região”. Para o dirigente associativo o segredo está nas pessoas: “são os nossos voluntários que fazem a nossa força” e acrescenta “a associação limita-se a colocar ao serviço da comunidade as capacidades das pessoas que estão connosco e que têm essa predisposição”. Sobre o futuro da instituição, não se atreve a comentar: “a conjuntura muda muito, a nossa preocupação é continuar a cumprir as nossas obrigações”.

A Associação Vale d’Ouro é hoje uma instituição diferente daquela que iniciou em atividade em 2008, contando com quase 300 associados e tendo no seu quadro de pessoal dois colaboradores a tempo parcial para além dos mais de dez voluntários.

A entrada na Gala do X Aniversário é gratuita e aberta ao público em geral. A organização apenas solicita que “por motivos logísticos” o convite seja antecipadamente requerido através da página do Facebook ou do e-mail geral@associacaovaledouro.pt .


21 outubro 2018